quinta-feira, 24 de maio de 2007

Aprendizagem por Projetos de Pesquisa: Leitura e Entendimento da Internet


Alunas da Turma de Alfabetização Noturno se familiarizando com os computadores.

A aluna Ana Maria da turma C Vespertino, fazendo seu E-Mail.



A pesquisa é um ponto muito importante na metodologia da EJA, por isso a Sala Informatizada, especialmente a Internet, é um ambiente extremamente procurado por alunos em busca de informações e de conhecimentos. A pesquisa na Internet é o principal (não o único e nem o mais importante) uso da Sala Informatizada.
Temos, portanto, a preocupação e o compromisso de orientar os alunos quanto a cybercultura, as noções do que é a Internet, as formas de realizar a pesquisa, a leitura e seleção dos conteúdos, a interpretação, a conscientização crítica e a produção de mídias por eles mesmos. Trabalhamos na perspectiva do aluno como pesquisador crítico, e não como expectador passivo dos produtos da mídia e da publicidade, um receptáculo que apenas consome e reproduz o que vê e lê, que copia e cola.
Este é um esforço diário e ininterrupto que a coordenadora da Sala Informatizada, junto aos demais professores, faz para dar qualidade e significado as aprendizagens e construção do conhecimento.




A aluna Maíra, a coordenadora da SI Fernanda e o aluno Sérgio, ambos da turma A Vespertino.


As alunas (mãe e filha) Simone e Aline, da turma C Vespertino, com a professora Daiane no centro, pesquisando na Internet.





quarta-feira, 16 de maio de 2007

Novo Site da EJA

Nosso site está em processo de reconstrução e você pode visitar para dar sugestões, dicas e contribuições. O endereço é www.pmf.sc.gov.br/eja.

E o E-mail do Núcleo é ejacentro@pmf.sc.gov.br.

Contextualização da Sala Informatizada com a Proposta de Ensino da EJA

Alunos da Turma de alfabetização conhecendo a Internet


O uso da Sala Informatizada está previsto como uma ação extremamente importante no processo de pesquisa das problemáticas dos grupos. Neste sentido, a Internet é uma importante ferramenta de pesquisa, onde é possível encontrar muitas fontes de informação relacionadas aos projetos, contribuindo e ampliando o campo de informações apreendidas. Naturalmente a Internet não é a única fonte, mas usada como um recurso ‘a mais’ na pesquisa, e, além disso, existe a preocupação de uma leitura crítica dos conteúdos pesquisados, para que o/a aluno/a não seja um mero receptáculo de mais um tipo de mídia, mas que, ao contrário, possa fazer uma leitura crítica das informações, interpretar e criar conceitos e idéias próprias. Além do uso da Internet para auxiliar a pesquisa, também se prevê o uso sem finalidades pedagógicas específicas, pois se acredita que oferecendo momentos livres, ou propondo a criação de e-mails, blogs, orkut, ou até mesmo permitindo que o/a aluno/a navegue na Web sem nenhum objetivo educativo, o/a aluno/a também está participando de um processo de inclusão digital e social. Percebe-se que o simples uso e permanência na SI já é em si uma oportunidade para o/a aluno/a, pois a grande maioria não tem acesso a este tipo de tecnologia e informação em suas residências e seus trabalhos. Também na Sala Informatizada são atendidos os grupos que desejam, depois das pesquisas realizadas, fazer a sistematização, produção dos textos, digitação e elaboração da apresentação dos resultados da pesquisa. A SI atende também os/as profissionais do Núcleo que necessitarem, em janelas entre aulas e intervalos, fazer uso de alguma ferramenta da sala.

As atividades semanais de uma turma são planejadas coletivamente nos encontros pedagógicos diários e semanais (sempre nas terças e quintas) que se realizam no Núcleo e repassadas aos alunos. Os/as professores/as organizam seus horários e suas intervenções semanais de modo a atenderem as necessidades dos alunos que vão surgindo, e dos trabalhos em todas as turmas. Todos os dias, o/a aluno/a pode combinar com os/as professores/as um atendimento especial para esclarecer as dúvidas e ajudar em sua pesquisa, assim como realizar atividades na SI.

Nesta rotina da EJA, a Sala Informatizada é um espaço de considerável importância para auxiliar as pesquisas das problemáticas dos grupos, pois com o recurso da internet é possível buscar informações sobre os mais diversos temas. Além disso, os/as alunos/as podem usar os editores de textos para sistematizar as informações e produzir textos próprios. Por isso, semanalmente, cada grupo de trabalho comparece a SI para buscar mais informações e aprofundar a pesquisa, além, é claro, de ter oportunidade de acessar outras informações que não estejam necessariamente ligadas à problemática do grupo, mas curiosidades, serviços, lazer, entre outros.

A Sala Informatizada da EJA atende também alunos/as do Programa Pró-Jovem. É um programa do Governo Federal que oferece a conclusão do Ensino Fundamental com uma formação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho. Participam jovens de 18 a 24 anos, que tenham concluído até a 4ª série do Ensino Fundamental que estejam desempregados/as ou trabalhando sem carteira profissional. Os/as jovens recebem uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 por mês. Dentre as ações que o programa oferece, a informática é um importante item. Os/as alunos/as são orientados/as com relação às atividades de informática pela própria monitora do programa e auxiliados pela coordenadora da SI.

PROPOSTA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos possui uma metodologia um pouco diferente das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Florianópolis. O texto abaixo faz parte do planejamento da coordenadora da Sala Informatizada (Fernanda Lino) e explica um pouco como é a proposta de trabalho do Núcleo da EJA de Florianópolis.

O Núcleo Central da Educação de Jovens e Adultos/as, mantido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis - Divisão de Educação Continuada, situado na rua Ferreira Lima, Nº 82, Centro, oferece dois segmentos de curso de Educação de Jovens e Adultos, sendo o primeiro correspondente ao Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (1ª a 4ª série), e o segundo ao Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). O Núcleo, que foi inaugurado em 2004, atende alunos/as a partir de quinze anos de idade e a carga horária anual do curso é de 800 horas-aula, sendo 75% em caráter presencial e 25% em caráter não-presencial.

O curso de Educação de Jovens e Adultos/as é planejado e estruturado através de pesquisas em grupos de poucos/as alunos/as, ou seja, a pesquisa é o princípio educativo, muito diferente do que existe nas escolas de Ensino Fundamental, que são estruturadas de acordo com currículos e disciplinas. Na proposta da EJA, o processo da pesquisa inicia a partir dos interesses dos estudantes com a formulação de perguntas/problemáticas, que estão ligadas a suas necessidades e curiosidades.

Essa metodologia de trabalho contribui para o desenvolvimento, nos estudantes, de habilidades e capacidades necessárias ao mundo atual e as suas relações sociais. O professor desenvolve sua prática docente como orientador, intervindo nas pesquisas, contribuindo com o esclarecimento de conceitos e assessorando diariamente os estudantes nas variadas atividades escolares que necessitam realizar. Por issso, o corpo docente é formado por profissionais das diversas áreas do conhecimento relacionadas ao ensino fundamental.

De acordo com José Manoel, diretor do Departamento de Educação Continuada (p.51), foi escolhida a pesquisa por problemáticas que partem dos interesses e necessidades dos/as alunos/as do EJA, (e não a partir do/a professor/a, do sistema ou do mercado) em função do respeito, da busca por um maior significado na aprendizagem, e pelo conhecimento não ser tratado de forma fragmentado, descontextualizado e arbóreo, mas sim como um rizoma, gerando movimentos e relações do/a aluno/a com o questionar a vida e o mundo, contribuindo assim para a aprendizagem, a conscientização crítica, o aumento da auto-estima e provocando, portanto, a participação cidadã do/a aluno/a na sociedade.

O curso de Educação de Jovens e Adultos/as é planejado por meio de pesquisas de pequenos grupos de alunos/as. No início de cada ciclo de pesquisa em uma turma, são elaboradas as perguntas pelos/as alunos/as, que serão as motivadoras de todo o processo. Após a socialização das perguntas, os/as aluno/as, de acordo com seus interesses, se agrupam em equipes de no máximo quatro. Nas equipes são elaboradas as justificativas, hipóteses e possíveis respostas para as perguntas. É feita então, com a turma, uma construção coletiva do planejamento geral da pesquisa, assim como um planejamento específico.

Para se organizar todo o processo de pesquisa são usados alguns instrumentos. Todos os grupos formados recebem uma pasta, que é entendida como um ‘portfólio’, pois deverá conter todas as produções realizadas pelos grupos assim como textos e materiais estudados. Nesta pasta também há um caderno de assessoramento de pesquisa, no qual professores/as e alunos/as organizam e registram as atividades e planejamentos, para um melhor acompanhamento. Os/as alunos/as também recebem um caderno que se torna seu diário individual utilizado para registrar o que desejar: dúvidas, ansiedades, expectativas, conquistas, avanços, sugestões, enfim, o caderno do aluno é um espaço muito importante, pois é um instrumento poderoso de avaliação processual e permanente. Cotidianamente os professores realizam leituras e escrevem comentários nos cadernos de diário dos estudantes, nesse sentido os cadernos são considerados um espaço de comunicação entre os sujeitos envolvidos no processo escolar (professores, estudantes, coordenação).

Ao se trabalhar com pesquisa como princípio educativo no EJA, o/a educando/a tem oportunidade de formular questões que tenham como origem a curiosidade, a vontade de saber sobre determinado assunto ou algo que lhe interessa muito, para, a partir dessas questões, vivenciar novas formas de conhecimento. Acredita-se que dentro desta perspectiva de trabalho existe uma certa liberdade que faz com que os/as alunos/as se sintam desafiados a explorar questões instigantes e atraentes para eles/as, e possam construir seus conhecimentos a partir de diversas interações, favorecendo sua autonomia.

Neste processo educativo, o papel do/a professor é fundamental. Além de orientar, refletir junto e mediar, e não apenas transmitir o conhecimento, os/as professores/as desafiam constantemente os/as alunos/as para a descoberta de novas e interessantes questões a serem pesquisadas e descobertas, e a sala de aula e demais ambientes do núcleo tornam-se espaços abertos de explorações e interações, sendo ao mesmo tempo acolhedores e desafiadores. E embora os projetos de pesquisa partam da busca de soluções de questões (problemáticas) feitas pelo/a educando/a, elas naturalmente levam até a sistematização e formalização dos conhecimentos socialmente produzidos.

A Avaliação na EJA

A avaliação dos/as alunos/as no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos/as é feita por meio da análise dos trabalhos apresentados nos diários individuais, nos portfólios individuais, nos cadernos pessoais, nos cadernos de assessoramento das pesquisas, nos cadernos de turma, nas produções textuais das aulas e dos projetos, nas socializações parciais e finais dos trabalhos, nos pareceres descritivos do conselho de classe, nas auto-avaliações, nas atas das assembléias deliberativas, reuniões e encontros pedagógicos, durante os assessoramentos dos/as professores/as nos pequenos grupos de pesquisa e em outros diversos momentos e com outros instrumentos de avaliação criados conforme os interesses e necessidades.

A avaliação tem como objetivo verificar a aprendizagem e desenvolvimento do/a educando/a. O núcleo acredita que a avaliação deve ser uma ação mediadora do processo de construção do conhecimento, e como esta ação é considerada um meio e não um fim em si, ela é constante, diária, e em todos os momentos. O ‘peso’ recai sobre os aspectos qualitativos e não somente nos aspectos quantitativos da aprendizagem. Este tipo de avaliação permite que o/a educador/a repense sua prática a cada dia, assim como o/a aluno/a também. Por isso a Sala Informatizada utiliza esse padrão avaliativo, para que todo trabalho realizado seja coerente com os objetivos e a metodologia do núcleo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Fundamentação e Prática na EJA. Departamento de Educação Continuada 2007.