quarta-feira, 23 de abril de 2008

FLORIPA TEATRO




Durante semana passada aconteceu em Florianópolis o Floripa Teatro – 15º Festival Isnard Azevedo. Nós aqui no Núcleo Centro Noturno, junto com nossos alunos, tivemos oportunidade de assistir a três espetáculos: “Um dia Anita”, no Teatro Álvaro de Carvalho dia 15/04; “Dux + 3” – Grupo Circo Dux/ RJ dia 15/04, na Lona do Largo da Alfândega; e “A Julieta e o Romeu” - Grupo Barracão Teatro/ SP dia 17/04 também na Lona.
Muitos alunos nunca haviam assistido uma peça de teatro, e outros nunca haviam entrado num teatro. De maneira geral, os alunos gostaram muito da experiência e dos espetáculos, especialmente os de comédia encenados na Lona.
Buscamos proporcionar aos alunos o contato com a arte do teatro, bem como levá-los a conhecer espaços culturais de Florianópolis as quais não tinham conhecimento e acesso. Abaixo algumas fotos:

Alunos da EJA na saída do espetáculo no Teatro Álvaro de Carvalho



Alunos em frente a Lona na Praça da Alândega.


segunda-feira, 14 de abril de 2008

OFICINA DE PESQUISA NA INTERNET




Os grupos de pesquisa do Segundo Segmento estão a todo o vapor, por isso a Sala Informatizada, e especialmente a Internet, têm se tornado um importante recurso para as pesquisas. Verificamos, porém, que muitos alunos têm dificuldade em navegar e pesquisar na Internet, por isso surgiu a necessidade de aplicar uma Oficina de Pesquisa na Internet para os alunos, com cada turma. Os objetivos desta oficina foram os seguintes:

  • ­Permitir aos alunos o contato com sites de busca e pesquisa;
  • ­Oferecer dicas de um melhor aproveitamento da pesquisa;
  • ­ Propiciar ao aluno análise crítica e refletida a respeito da seleção dos materiais encontrados;
  • ­ Permitir aos alunos uma dinâmica mais proveitosa do uso do ambiente da Internet para a pesquisa nos Projetos de Aprendizagem.

O projeto foi iniciado na Sala Informatizada pela coordenadora e alguns professores, com o auxílio do projetor multimídia, onde a coordenadora fez demonstrações de pesquisa na Web, oferecendo dicas e sugestões para que a pesquisa seja proveitosa. A oficina foi oferecida nos três dias destinados a cada uma das três turmas de Segundo Segmento (5ª a 8ª série). A partir disso, os alunos realizaram a pesquisa a partir das necessidades de seus projetos.
Como pano de fundo destas oficinas, buscamos salientar alguns conceitos, tais como noções de formulação de perguntas, pesquisa e expressões chaves, leitura, interpretação, reflexão crítica acerca dos materiais pesquisados, seleção de materiais e navegação na Internet.

Também procuramos realizar com os alunos diálogo e reflexão sobre a pesquisa na Internet e suas contribuições e limitações para a pesquisa; leitura de materiais a respeito das temáticas pesquisadas, interpretação e reflexão para a seleção dos textos e imagens para a pesquisa, e registro de informações interpretadas e re-laboradas a partir da compreensão dos alunos.
Acreditamos que esta oficina tenha sido muito proveitosa, pois esta semana já observamos que muitos alunos já estavam com mais facilidade na pesquisa na Internet, tanto com a parte instrumental, como na parte de leitura, interpretação e seleção de materiais.

Concentração...Pesquisando

quinta-feira, 10 de abril de 2008

ALFA

Ontem, dia 09/04, houve mais um encontro da turma ALFA aqui na Sala Informatizada e, como sempre, a turma foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo, dos que estão em processo de alfabetização, realizou atividades na Internet com o alfabeto (Jogos Pedagógicos e Atividades Educativas). E o segundo grupo, dos que já estão alfabetizados, e inclusive já têm mais habilidades com os computadores, realizou atividade de pesquisa na Internet sobre a Alimentação, projeto que está sendo iniciado pela professora Viviane com a turma, e que será mais detalhado aqui no Blog posteriormente. Abaixo, algumas fotos deste encontro:



segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tardes do Pró-Jovem

Como já foi relatado anteriormente, a Sala Informatizada da EJA atende também os alunos do Programa Pró-Jovem durante o período vespertino (14:00 as 17:30) de terça a sexta-feira.
O Pró-Jovem é um programa do Governo Federal que oferece a conclusão do Ensino Fundamental com uma formação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho. Participam jovens de 18 a 24 anos, que tenham concluído até a 4ª série do Ensino Fundamental e que estejam desempregados ou trabalhando sem carteira profissional. Os jovens recebem uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 por mês.
Dentre as ações que o programa oferece, a informática é um importante item. Por isso, os alunos são orientados com relação às atividades de informática pelas próprias professoras do programa e auxiliados pela coordenadora da SI. Quando não há pesquisa ou atividade, os alunos podem navegar livremente pela internet de acordo com seus interesses.
Professora e aluna do Projovem num momento de descontração da Sala Informatizada.

Da equerda p/ direita: Moranguinho, Profª Rose, Paulo e Débora

Alunos do ProJovem navegando na Internet

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Fim da Greve

A Assembléia de ontem, quarta-feira, dia 2 de abril, deliberou pelo fim da greve após analisar a contraproposta do Executivo Municipal. Foi uma semana de paralisação que garantiu algumas conquistas para nós trabalhadores municipais: além da inflação do período (4,8%), a categoria vai receber 2% da reposição das perdas do governo Angela Amin; o Auxílio Alimentação passa para R$ 11,00 e também será concedido para quem está em licença de saúde; foram enviados à Câmara de Vereadores os projetos de incorporação das gratificações de motorista, de incentivo à arrecadação, de meio ambiente e do Programa de Saúde da Família; e em relação aos dias parados será feita reposição de conteúdo nas escolas, e nos demais setores cada local tratará de colocar em dia o serviço acumulado. As cláusulas do Acordo Coletivo podem ser vistas no site do Sintrasem.
AGORA É RETOMAR AS ATIVIDADES NA EJA!