terça-feira, 30 de junho de 2009

8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes

O Núcleo Centro I - Noturno oportunizou discussões sobre a V Conferência Municipal de Adolescentes de Florianópolis com professores e alunos na última semana.
No último encontro três estudantes se candidataram para representar nosso Núcleo na Conferência.

Na noite de ontem, 29 de junho, estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, realizaram uma pré conferência para definição dos delegados que participarão da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes, que acontecerá nos dias 02 e 03 de julho no auditório da Acadepol/Canasvieiras.
Do nosso Núcleo serão delegados na Conferência os estudantes: André Mafra e João Carlos Dorneles (Núcleo Centro Noturno).

sexta-feira, 26 de junho de 2009

PRODUÇÕES DAS APRESENTAÇÕES FINAIS

Alguns grupos de pesquisa já estão vindo na sala informatizada finalizar suas pesquisas e produzir as apresentações.
Quatro grupos estão utilizando o programa "Apresentação Eletrônica" (BrOffice.org Impress). São eles:

1. Alunos: Gilmar, Silvia e Ivonete
Problemática: Qual a importância do Mercado Público para Florianópolis?

2. Alunas: Thaíse e Elizandra
Problemática: Como é transmitido, como é o tratamento e como podemos evitar as doenças sexualmente transmitidas?

3. Alunas: Laura, Celenilda e Oliva
Problemática: Como fazer para ser um doador de sangue?

4. Alunos: Paulo e Jocemar
Problemática: Como nasceu o Sport Clube Internacional?

terça-feira, 23 de junho de 2009

3º FITA Floripa

Na última sexta-feira, dia 19 de junho, nosso Núcleo foi ao TAC participar do Festival Internacional de Teatro de Animação. Tivemos a oportunidade de assistir o espetáculo Bonecrônicas Anima Sonho, do Rio Grande do Sul. Foi uma noite de muita animação e boas gargalhadas com colegas e professores da Eja Centro I - Noturno.
Vejam algumas fotos e deixem seus comentários!!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Canto e Piano

No início deste mês, dia 03 de junho, os alunos e professores tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação do Projeto Florianópolis em Canto e Piano no Teatro Álvaro de Carvalho - Tac.
Os artistas catarinenses Fernando de Carli (tenor) e o pianista Alexandre Dietrich realizaram um recital gratuito de canto e piano. O programa incluiu compositores europeus, como o austríaco Franz Schubert e o alemão Christoph Von Gluk, músicos brasileiros, como Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Jaime Ovalle e Claudio Santoro, e o mexicano Agostin Lara.

Oficina de Blog I

Nos dias 09, 10 e 16 de junho foi realizada com os alunos do 2º segmento a primeira Oficina de Blog. Os alunos conheceram o blog do nosso Núcleo e puderam deixar seus comentários. Foi muito produtivo!
Esperamos que todos continuem nos visitando e participando com suas produções.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Feira do Livro

Na sexta-feira dia 15 de maio de 2009. Foi marcado uma visita a feira do livro onde
fomos todos da Eja; para cada grupo aproveitar e ver se havia alguma coisa interessante para suas pesquisas.
Foi uma visita muito legal, compareceram todos os grupos.
Eu e o meu grupo conseguimos com a ajuda da prof. Rose falar com um moço sobre nossa pesquisa.
Ele nos falou sobre um livro. E nos explicou que antes da vinda dos Jesuítas eram os Franciscanos que pregavam o Cristianismo para os índios.
Só depois de alguns anos é que chegou a (companhia de Jesus) para evanjelizar o povo que eram muito desumanos até mesmo canibais.
O nome do moço é Rogério Alexandre dono de uma banca da Feira do Livro.
Adorei o passeio com os professores;Rose e Marcos
Espero que tenhamos mais oportunidades como essa para que possamos
aproveitar.

Aluna: Vera Terezinha Soares
Turma:B

O risco de criar

Uma noite dessas, quando vinha para minha casa depois de ter assistido mais uma aula na E.J.A,vinha pensando em como escrever uma H.P.E.
De repente observei um muro recém pintado todo de branco, mas tinha um detalhe, pois alguém tinha feito um risco preto em toda a extensão do muro. Um risco horizontal todo ondulado. Aí eu pensei: Vou escrever sobre o "risco". Você deve estar pensando o que um risco pode oferecer de informação?
Pois eu te digo: que um "risco" quer dizer tanta coisa que você nem imagina: Por exemplo: esta redação ou crônica . Aqui eu estou correndo o "risco" de parecer ridículo, mas mesmo assim eu me "arrisco".
Ou ainda você... é você mesmo , corre o" risco" todos os dias, mas não tem medo de se "arriscar". Ou experimente "riscar" um pouco do seu passado? Pois não dá, não é mesmo. Mas você agora deve estar pensando, qual é a importância disso tudo. Pois eu te digo, que se você observar bem essas palavras que eu consegui aqui escrever vai perceber que desde o começo destas linhas que escrevi o "risco" é o que menos importa, pois é a mente nossa, ou nossa capacidade de criação que estou tentando passar a você . O "risco" foi apenas o chamariz ou a desculpa para começar estas poucas linhas escritas.

Pois então caro leitor ou ouvinte, pense bem se esse cara mal acabado conseguiu escrever tudo isso, que não é lá grande coisa, imagine você que é muito mais capaz. Você poderá com certeza fazer o dobro ou mais. Basta que você comece.
Então espero que eu de alguma maneira tenha despertado o gigante criativo que existe em sua mente. Então que tal começar, vamos arriscar mai?

Aluno: Nadir Jardim dos Santos
Turma: B

Nossa Trajetória

Hoje a turma de Alfabetização do Sesc esteve aqui no nosso núcleo para mais um encontro na Sala Informatizada.
Os alunos estão bastante animados! Os trabalhos estão ficando ótimos!!!





FAM 2009

No último sábado, dia 06 de junho, fomos ao 13º Festival & Fórum FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) realizado pela primeira vez na UFSC. Assistimos filmes curta metragens. Estavam presentes professores e alunos do Núcleo Centro I - Noturno.
O Festival Iniciou dia 05 de junho e irá até o dia 12 deste mês.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO


No dia 29 de maio os alunos da turma de Alfabetização juntamente com a professora Luciana foram até a Praça dos Bombeiros participar da Festa do Divino. Lá tiveram a oportunidade de assistir um coral.
O que será que eles acharam da festa?!

Oficinas com Estagiárias

Recebemos em nosso Núcleo alunas de Pedagogia da Univali. Elas irão realizar seu estágio e ao mesmo tempo contribuir com as pesquisas de nossos alunos durante quatro encontros.
No dia 29 de maio as estagiárias fizeram uma oficina com os alunos das turmas do segundo segmento a respeito de suas problemáticas. Na semana anterior elas observaram as aulas dos professores e planejaram as atividades para este momento.