segunda-feira, 25 de maio de 2009

Documentário MACIÇO

"Maciço. É um nome com cedilha. Assim como maçarico. Que também faz luz com o fogo e às vezes serve para fundir metais duros. O documentário joga luz sobre as favelas que circundam o Morro da Cruz. E acende a brasa de um debate que precisa acontecer.
Florianópolis, ou Floripa, como é conhecida, é uma cidade que ganhou, nos últimos anos, cada vez mais notoriedade na mídia como destino turístico e reduto de belezas naturais incomparáveis. É evidente que se a divulgação existe se refere a uma realidade. Mas como ensinava um velho sábio, constitui erro tomar uma abstração (uma parte do todo) como realidade absoluta. Vale considerar que, marginalmente ao perfil turístico da porção insular da cidade, se desenrolam dramas humanos e riquezas culturais inaparentes ao olhar menos profundo.
O olhar de Pedro MC e sua equipe (especialmente o toque feminino na pesquisa, nas entrevistas e na co-produção de Karen Christine Rechia, doutoranda em História do Brasil na Unicamp) destrincha a realidade do Maciço do Morro da Cruz e dá, com os depoimentos pinçados, uma boa amostra da vida dos mais de 30 mil habitantes das 17 comunidades que o compõem. Dá espaço à voz dos moradores das favelas. E, como dizem os antropólogos, não existe a verdade, existem as vozes."
Nossos alunos e professores tiveram a oportunidade de assisitir o documentário neste último sábado, dia 23 de maio, e conversar com Pedro MC sobre sua produção. Foi um momento de grande aprendizado.
Agradecemos a participação de todos!



Quem ainda não assistiu pode conferir a programação no Blog http://www.olharpontodoc.blogspot.com/.
E você que assistiu, aproveite para deixar seu recado.






Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos alunos e professores pela participação na exibição e debate do documentário "MACIÇO". Rose