quarta-feira, 27 de maio de 2009

CASP - Curso de Autosuficiência Profissional

Os alunos da Eja Centro I Noturno estão participando de um Curso de Autosuficiência Profissional que tem como palestrante Adalto Parrela, consultor do Sebrae.
Dias: 26, 27 e 28 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: R. Professor Luiz Sanches Bezerra Trindade, 136.

Está sendo uma grande oportunidade para o conhecimento e inserção no mercado de trabalho.


segunda-feira, 25 de maio de 2009

História de Vida

Hoje recebemos em nossa sala a turma de alfabetização, do Sesc, da profesora Ana Regina. Os alunos iniciaram suas atividades com muito entusiasmo. Muitos não tem contato com computadores fora da escola, por isso está sendo uma grande oportunidade para eles.
Este trabalho tem como objetivo identificar aspectos da vida dos alunos como dados pessoais, local de nascimento e trajetória de vida. Ao final do projeto cada aluno montará um livro com suas produções realizadas no decorrer dos encontros.

Documentário MACIÇO

"Maciço. É um nome com cedilha. Assim como maçarico. Que também faz luz com o fogo e às vezes serve para fundir metais duros. O documentário joga luz sobre as favelas que circundam o Morro da Cruz. E acende a brasa de um debate que precisa acontecer.
Florianópolis, ou Floripa, como é conhecida, é uma cidade que ganhou, nos últimos anos, cada vez mais notoriedade na mídia como destino turístico e reduto de belezas naturais incomparáveis. É evidente que se a divulgação existe se refere a uma realidade. Mas como ensinava um velho sábio, constitui erro tomar uma abstração (uma parte do todo) como realidade absoluta. Vale considerar que, marginalmente ao perfil turístico da porção insular da cidade, se desenrolam dramas humanos e riquezas culturais inaparentes ao olhar menos profundo.
O olhar de Pedro MC e sua equipe (especialmente o toque feminino na pesquisa, nas entrevistas e na co-produção de Karen Christine Rechia, doutoranda em História do Brasil na Unicamp) destrincha a realidade do Maciço do Morro da Cruz e dá, com os depoimentos pinçados, uma boa amostra da vida dos mais de 30 mil habitantes das 17 comunidades que o compõem. Dá espaço à voz dos moradores das favelas. E, como dizem os antropólogos, não existe a verdade, existem as vozes."
Nossos alunos e professores tiveram a oportunidade de assisitir o documentário neste último sábado, dia 23 de maio, e conversar com Pedro MC sobre sua produção. Foi um momento de grande aprendizado.
Agradecemos a participação de todos!



Quem ainda não assistiu pode conferir a programação no Blog http://www.olharpontodoc.blogspot.com/.
E você que assistiu, aproveite para deixar seu recado.






terça-feira, 19 de maio de 2009

ACORDO DE CONVIVÊNCIA

Ontem, dia 18 de maio, as turmas da Eja Centro - Noturno participaram da assembléia onde aprovaram o acordo de convivência de nosso núcleo.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

APRESENTAÇÕES PARCIAIS

Hoje as turmas A, B e C iniciaram a socialização das apresentações parciais de suas problemáticas.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ALFA


Hoje a turma do primeiro segmento (Alfa), da professora Luciana, esteve na sala informatizada para iniciar seus trabalhos com os computadores. Conversamos sobre suas utilidades e possibilidades de trabalho. Aprendemos a ligar, logar, abrir os programas, desligar.
Fizemos um trabalho no editor de texto, assim os alunos puderam manuzear o mouse e digitar suas produções. Todos se alegraram muito com a aula e ficaram empolgados com esta "nova" tecnologia. Muitos não tinham contato com computador.

Terminamos a semana com muito entusiasmo e vontade de aprender!

PESQUISAS NA SALA INFORMATIZADA

As turmas A, B e C iniciaram, nesta semana, suas pesquisas na sala informatizada e na biblioteca.