quinta-feira, 24 de maio de 2007

Aprendizagem por Projetos de Pesquisa: Leitura e Entendimento da Internet


Alunas da Turma de Alfabetização Noturno se familiarizando com os computadores.

A aluna Ana Maria da turma C Vespertino, fazendo seu E-Mail.



A pesquisa é um ponto muito importante na metodologia da EJA, por isso a Sala Informatizada, especialmente a Internet, é um ambiente extremamente procurado por alunos em busca de informações e de conhecimentos. A pesquisa na Internet é o principal (não o único e nem o mais importante) uso da Sala Informatizada.
Temos, portanto, a preocupação e o compromisso de orientar os alunos quanto a cybercultura, as noções do que é a Internet, as formas de realizar a pesquisa, a leitura e seleção dos conteúdos, a interpretação, a conscientização crítica e a produção de mídias por eles mesmos. Trabalhamos na perspectiva do aluno como pesquisador crítico, e não como expectador passivo dos produtos da mídia e da publicidade, um receptáculo que apenas consome e reproduz o que vê e lê, que copia e cola.
Este é um esforço diário e ininterrupto que a coordenadora da Sala Informatizada, junto aos demais professores, faz para dar qualidade e significado as aprendizagens e construção do conhecimento.




A aluna Maíra, a coordenadora da SI Fernanda e o aluno Sérgio, ambos da turma A Vespertino.


As alunas (mãe e filha) Simone e Aline, da turma C Vespertino, com a professora Daiane no centro, pesquisando na Internet.





Nenhum comentário: