quarta-feira, 16 de maio de 2007

Contextualização da Sala Informatizada com a Proposta de Ensino da EJA

Alunos da Turma de alfabetização conhecendo a Internet


O uso da Sala Informatizada está previsto como uma ação extremamente importante no processo de pesquisa das problemáticas dos grupos. Neste sentido, a Internet é uma importante ferramenta de pesquisa, onde é possível encontrar muitas fontes de informação relacionadas aos projetos, contribuindo e ampliando o campo de informações apreendidas. Naturalmente a Internet não é a única fonte, mas usada como um recurso ‘a mais’ na pesquisa, e, além disso, existe a preocupação de uma leitura crítica dos conteúdos pesquisados, para que o/a aluno/a não seja um mero receptáculo de mais um tipo de mídia, mas que, ao contrário, possa fazer uma leitura crítica das informações, interpretar e criar conceitos e idéias próprias. Além do uso da Internet para auxiliar a pesquisa, também se prevê o uso sem finalidades pedagógicas específicas, pois se acredita que oferecendo momentos livres, ou propondo a criação de e-mails, blogs, orkut, ou até mesmo permitindo que o/a aluno/a navegue na Web sem nenhum objetivo educativo, o/a aluno/a também está participando de um processo de inclusão digital e social. Percebe-se que o simples uso e permanência na SI já é em si uma oportunidade para o/a aluno/a, pois a grande maioria não tem acesso a este tipo de tecnologia e informação em suas residências e seus trabalhos. Também na Sala Informatizada são atendidos os grupos que desejam, depois das pesquisas realizadas, fazer a sistematização, produção dos textos, digitação e elaboração da apresentação dos resultados da pesquisa. A SI atende também os/as profissionais do Núcleo que necessitarem, em janelas entre aulas e intervalos, fazer uso de alguma ferramenta da sala.

As atividades semanais de uma turma são planejadas coletivamente nos encontros pedagógicos diários e semanais (sempre nas terças e quintas) que se realizam no Núcleo e repassadas aos alunos. Os/as professores/as organizam seus horários e suas intervenções semanais de modo a atenderem as necessidades dos alunos que vão surgindo, e dos trabalhos em todas as turmas. Todos os dias, o/a aluno/a pode combinar com os/as professores/as um atendimento especial para esclarecer as dúvidas e ajudar em sua pesquisa, assim como realizar atividades na SI.

Nesta rotina da EJA, a Sala Informatizada é um espaço de considerável importância para auxiliar as pesquisas das problemáticas dos grupos, pois com o recurso da internet é possível buscar informações sobre os mais diversos temas. Além disso, os/as alunos/as podem usar os editores de textos para sistematizar as informações e produzir textos próprios. Por isso, semanalmente, cada grupo de trabalho comparece a SI para buscar mais informações e aprofundar a pesquisa, além, é claro, de ter oportunidade de acessar outras informações que não estejam necessariamente ligadas à problemática do grupo, mas curiosidades, serviços, lazer, entre outros.

A Sala Informatizada da EJA atende também alunos/as do Programa Pró-Jovem. É um programa do Governo Federal que oferece a conclusão do Ensino Fundamental com uma formação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho. Participam jovens de 18 a 24 anos, que tenham concluído até a 4ª série do Ensino Fundamental que estejam desempregados/as ou trabalhando sem carteira profissional. Os/as jovens recebem uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 por mês. Dentre as ações que o programa oferece, a informática é um importante item. Os/as alunos/as são orientados/as com relação às atividades de informática pela própria monitora do programa e auxiliados pela coordenadora da SI.

Nenhum comentário: