segunda-feira, 14 de abril de 2008

OFICINA DE PESQUISA NA INTERNET




Os grupos de pesquisa do Segundo Segmento estão a todo o vapor, por isso a Sala Informatizada, e especialmente a Internet, têm se tornado um importante recurso para as pesquisas. Verificamos, porém, que muitos alunos têm dificuldade em navegar e pesquisar na Internet, por isso surgiu a necessidade de aplicar uma Oficina de Pesquisa na Internet para os alunos, com cada turma. Os objetivos desta oficina foram os seguintes:

  • ­Permitir aos alunos o contato com sites de busca e pesquisa;
  • ­Oferecer dicas de um melhor aproveitamento da pesquisa;
  • ­ Propiciar ao aluno análise crítica e refletida a respeito da seleção dos materiais encontrados;
  • ­ Permitir aos alunos uma dinâmica mais proveitosa do uso do ambiente da Internet para a pesquisa nos Projetos de Aprendizagem.

O projeto foi iniciado na Sala Informatizada pela coordenadora e alguns professores, com o auxílio do projetor multimídia, onde a coordenadora fez demonstrações de pesquisa na Web, oferecendo dicas e sugestões para que a pesquisa seja proveitosa. A oficina foi oferecida nos três dias destinados a cada uma das três turmas de Segundo Segmento (5ª a 8ª série). A partir disso, os alunos realizaram a pesquisa a partir das necessidades de seus projetos.
Como pano de fundo destas oficinas, buscamos salientar alguns conceitos, tais como noções de formulação de perguntas, pesquisa e expressões chaves, leitura, interpretação, reflexão crítica acerca dos materiais pesquisados, seleção de materiais e navegação na Internet.

Também procuramos realizar com os alunos diálogo e reflexão sobre a pesquisa na Internet e suas contribuições e limitações para a pesquisa; leitura de materiais a respeito das temáticas pesquisadas, interpretação e reflexão para a seleção dos textos e imagens para a pesquisa, e registro de informações interpretadas e re-laboradas a partir da compreensão dos alunos.
Acreditamos que esta oficina tenha sido muito proveitosa, pois esta semana já observamos que muitos alunos já estavam com mais facilidade na pesquisa na Internet, tanto com a parte instrumental, como na parte de leitura, interpretação e seleção de materiais.

Concentração...Pesquisando

Nenhum comentário: