quarta-feira, 11 de junho de 2008

OFICINA DE VÍDEO - Projeto Documentário


O projeto Documentário Alfa (com nome a ser escolhido pela turma futuramente) foi iniciado em sala de aula, onde os próprios alunos lançaram a idéia sobre a realização de um vídeo que relatasse a razão de cada aluno ter retornado a estudar, a maioria, depois de muitos anos. A professora da turma, com o auxílio da coordenadora da sala informatizada, debateu com os alunos em sala de aula, onde foi construída a sinopse do documentário a ser realizado. Já foram realizadas pesquisas na Internet sobre índices de analfabetismo e evasão escolar, bem como a exibição do documentário da TV Escola, intitulado Histórias de um Brasil Alfabetizado, sobre experiências de alfabetização de adultos no país. Depois de reflexões e debates a turma participou ontem, dia 10 de junho, de uma Oficina de Vídeo. Tivemos como parceria o jornalista e mestre em educação Silvio Costa Pereira, e da multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da PMF, Rosane Maria Kreuch. O objetivo da oficina foi instrumentalizar os alunos para que eles mesmos possam filmar o documentário, assim como participar de todo o processo de execução do mesmo, fornecendo elementos para uma alfabetização digital e midiática.


A oficina foi dividida em dois encontros. Neste primeiro encontro, o Sílvio trouxe alguns elementos sobre filmagem como enquadramento, luz, e som, como se liga a câmera, uso no tripé e nas mãos, planos, movimentos de câmera, áudio e etc, assim como a importância da leitura e escrita não só de palavras, mas de imagens e dos sons. Com auxílio de um projetor multimídia, o Sílvio ilustrou todos esses conceitos, o que tornou a oficina muito mais dinâmica. Depois do intervalo os alunos foram divididos em grupos e colocaram a mão da massa, filmando e sendo filmados. Nos últimos momentos desse primeiro encontro nós baixamos as gravações e discutimos algumas filmagens, a partir dos conceitos levantados anteriormente.
Durante a próxima semana nós vamos realizar um roteiro de entrevista com funcionários aqui do núcleo, para então no próximo encontro de oficina (dia 18/06) realizar mais um exercício de filmagem. Após a oficina de vídeo, os alunos passarão para a elaboração do pré-roteiro de seu documentário.





Nenhum comentário: