terça-feira, 24 de junho de 2008

Segundo Dia da Oficina de Vídeo

Dia 23/06, segunda-feira, os alunos da Turma de Alfabetização (Primeiro Segmento) participou do segundo e último encontro da oficina de vídeo.
Durante a semana passada a professora Viviane desenvolveu junto a pequenos grupos de alunos um roteiro de entrevistas com pessoas que trabalham aqui no prédio. Foram entrevistadas professoras, biliotecária, coordenadora e até alguns alunos que não estavam presentes no primeiro dia de oficina.
No primeiro momento da oficina o Silvio, com o recurso do projetor multimídia, exibiu um pequeno vídeo que ele mesmo editou, das gravações do primeiro dia de oficina, ressaltando alguns detalhes e conceitos já discutidos, e ressaltando também a maneira como se montam, ou se editam, as imagens.
No segundo momento, a turma se dividiu em grupos e partiu para as entrevistas. Bem mais familiarizados com as câmeras, alguns alunos mostraram-se bem empolgados tanto no sentido de filmar como de serem filmados. Alguns poucos alunos ainda têm resistência em serem filmados, mas sentimos que pouco a pouco a turma está mais envolvida com o projeto do futuro documentário, e perdendo a timidez diante das câmeras.
O próximo passo agora é dar continuidade a construção do pré-roteiro em sala de aula, para então passarmos para as filmagens "pra valer". Observamos que alguns alunos não vêem a hora de realizar as filmagens para o documentário em si, demonstrando certa ansiedade e expectativa.

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Um comentário:

Rosane Maria Kreuch disse...

Estou com muita vontade de assistir aos documentários que devem ter ficado muito interessantes. No primeiro dia da oficina (não pude participar do segundo, infelizmente)foi muito lindo ver a curiosidade dos estudantes da Alfa, conhecer um pouco das suas histórias e ver como foram se familiarizando com a filmadora e com as possibilidades técnicas da mesma. Certamente os documentários resultam desta nova alfabetização - nas mídias - e das belas histórias da vida de cada uma destas pessoas que tive a oportunidade de conhecer.
Parabéns à todos pelo trabalho: coordenadora Fernanda, Professora Viviane e toda equipe da EJA e ao Silvio, pela importante parceria. Aos estudantes - Parabéns.