segunda-feira, 24 de março de 2008

Segundo Encontro com a Turma de Alfabetização

Na quarta feira passada, dia 18 de março, a turma de Primeiro Segmento, a Alfa, teve seu segundo dia de contato com a Sala Informatizada. Dessa vez, para um melhor aproveitamento, nós dividimos a turma em duas, antes e depois do intervalo. No primeiro momento foram os alunos que estão em processo de alfabetização, e no segundo momento com os alunos que já estão alfabetizados.
Como para a maioria foi o primeiro contato com um computador em si (exceto para os alunos do ano passado), realizamos uma atividade de manuseio do teclado e do mouse, e no editor de texto escreveram nome, data de nascimento, local de nascimento, nome dos filhos e uma palavra ou uma frase sobre o que acham das aulas na Sala Informatizada.


Alunos entrando em contato pela primeira vez...


Muitos alunos, ao entrar na sala, já foram justificando que não sabiam mexer no computador, e que nunca tinham estado em contato, demonstrando certa insegurança, mas ao mesmo tempo cheios de vontade de conhecer este novo universo de conhecimento. Conversei com eles sobre o nosso intuito ali não ser o de dar curso de informática, que iria muito além disso, pois iriam aprender tudo o quanto fosse necessário para auxiliar na construção da aprendizagem, de acordo com projetos iniciados em sala de aula. Esclareci que estes primeiros encontros tinham o intuito de ‘desmistificar’ e familiarizar eles a este novo ambiente, mas que a partir da realização de atividades é que vão, gradativamente, aprender a mexer nos computadores.

Uma parte da turma Alfa...


Depois de eu dar uma explicação geral sobre a atividade, os alunos foram trabalhando num clima bastante descontraído, enquanto eu ia tentando sanar as dúvidas individualmente. Ao final de cada momento fui fotografando os alunos na sala e baixando as fotos num dos computadores, onde eles puderam ver as fotos tiradas ali e também as do primeiro encontro. Mesmo com alguns dizendo que não gostavam de bater foto, a turma pareceu muito feliz e cheia de expectativas com a possibilidade de aprender a manusear computadores. Alguns até afirmaram que uma visita semanal seria pouco, e que estavam ansiosos pela próxima quarta-feira.

...E a outra parte da turma.

Acredito que este encontro, mesmo que simples, tenha sido muito gratificante, tanto para mim como para os alunos da turma Alfa.

Nenhum comentário: